Universal Tv

O apóstolo que foi repudiado pelo seu povo mas...

O apóstolo que foi repudiado pelo seu povo mas...

 

O apóstolo que foi repudiado pelo seu povo mas escreveu um evangelho

Você sabe quem é ele?

O Império Romano se expande cada vez mais e já chegou ao povo judeu – uma ocupação iniciada por volta de 63 antes de Cristo (a.C.).

É característico desse exército não destruir a população local conquistada, ao invés disso, eles cobram impostos. Por isso, cada judeu deve cumprir a sua obrigação de pagar os tributos devidos para os romanos.

Caminhando por Cafarnaum, Jesus viu na coletoria de impostos o cobrador Mateus, também chamado Levi. O rapaz era judeu, mas trabalhava para os romanos de maneira indireta.

A sua escolha o fazia repudiado pelo seu povo – e Jesus sabia disso. Os demais judeus abominavam aqueles que enriqueciam com impostos e estavam associados aos romanos.

Pelo cargo que Mateus possuía, muitos estudiosos concordam que ele teria sido uma pessoa instruída e alfabetizada. A maioria das pessoas na época não sabia ler e escrever.

O chamado para levar a Palavra de Deus a toda criatura

Voltando-se para o cobrador, Jesus simplesmente pediu a ele para que O seguisse. Foi o que Mateus fez.

Então, Mateus o convidou para um banquete em sua casa. Os escribas e fariseus falaram mal do Senhor Jesus, pelo fato de Ele se aproximar de um coletor de impostos. Mas Jesus respondeu dizendo: “Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.” Lucas 5.32

Depois desse acontecimento, nenhum outro momento da história de Mateus é relatado – nem mesmo em seu próprio evangelho. Por descrever em detalhes a jornada de Cristo, seu livro trás muitas passagens sobre ensinamentos transmitidos pelo Senhor Jesus às pessoas da época.

Também não se tem uma versão conclusiva sobre a morte do apóstolo. Algumas tradições cristãs dizem que ele teria morrido pelo tempo, outras que ele teria sido martirizado na Etiópia, onde pregou por muitos anos a Palavra de Deus. Além da Etiópia, Mateus passou pela Judeia e pela Pérsia.